Páginas

Welcome

Limpe os pés no capacho e entre sem bater.

Gostou? Não?! Comente! Recomende! Critique! Reaja...
http://duplotriplomultiplo.blogspot.com/

Curtiu?

"I wish you were here"

Mania, eu?? Só se for mania de você...

Esses dias uma criaturinha adorável me achamou de MANIENTA. Isso mesmo, a palavra é essa: MANIENTA!
Eu nunca tinha ouvido essa expressão, mas segundo a adorada pessoa, tenho muitas manias, logo, sou manienta.

Mas todo mundo tem manias! Eu também!

Nem acho que são tantas assim, mas como o comentário veio seguido de um largo sorriso, resolvi refletir e cheguei a algumas conclusões:

1) Não encontrei a palavra "maniento" no dicionário (não quer dizer que não exista!), embora seja muito empregada para designar "aquele que tem manias";

2) Mania é um transtorno psiquiátrico, vejam a definição do Aurélio:


mania: mania
[Do gr. manía, 'loucura'.]
1. Síndrome mental caracterizada por exaltação eufórica do humor, excitação
psíquica, hiperatividade, insônia, etc., e, em certos casos, agitação motora em grau variável.
2. Psiq.Uma das duas fases alternativas da psicose maníaco-depressiva (q. v.).
3. Fig.Excentricidade, extravagância, esquisitice.
4. Gosto exagerado ou imoderado por alguma coisa; obcecação resultante de
desejo imoderado: 2 5. O alvo desse gosto ou desejo: 2
6. Mau costume; hábito prejudicial; vício: 2
7. Idéia fixa doentia; obsessão: 2

3) apesar da gravidade apresentada acima e da extensa lista que encontrei na net (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_manias), acho que um pouco de mania não faz mal a ninguém.

Ok, dito isso, considero que não sou tão manienta assim, só tenho alguns traços bem marcantes na minha personalidade... rs... tais como:


- dormir de meias: ora, eu sou pé frio, qual o problema??;

- roer a unha do dedão (da mão, né?): já teve épocas de roer todas as unhas, agora, pelo menos é só o dedão;

- acender e apagar as luzes e abrir e fechar janelas ao entrar e sair dos lugares: gosto de luz, ar e evito o desperdício... tudo muito normal;

- separar o lixo: sim, separo o lixo para reciclagem (consciência ambiental, rapaz). O problema é que às vezes levo lixo para casa só para saber que ele recebeu tratamento especial e terá um destino melhor;

- engraxar os sapatos: limpo e engraxo os meus sapatos com muita frequência (quase toda semana). É uma mania bem antiga, isto porque quando o meu avó descobriu que eu estava correndo as unhas (eu tinha 4 anos), ele me disse que: "o cartão de visitas de um homem está no sapatos que usa e o da mulher está nas mãos". Como não consegui largar a mania de roer as unhas.... ué, me parece lógico;

- perguntar o signo das pessoas: completamente inútil, sou leiga em astrologia, mas sempre acho que desvendarei a alma de alguém ao obter a informação. É só alguém me contar uma história envolvendo um outro alguém que eu pergunto: qual o signo dela?

É isso!

Não que eu queira esconder manias bizarras, mas não me lembro de outras (se você se lembrar, escreva ai). Fala sério, não é nada doentio, é?

Agora, desafio você: quais as suas manias? vamos, abre o jogo! Respire fundo, tenha um pouco de coragem e torne pública as suas manias, seus hábitos esquisitos, gostos malucos.... afinal, todo mundo tem!!

Ah, lembrei de outra: Eu tenho mania de VOCÊ!

Um comentário:

  1. Hahahahaaha tb tenho a mania do signo (detalhe: faz uns 10 anos que não leio horóscopo) e a mania de engraxar os sapatos está muitíssimo bem justificada.

    ResponderExcluir

"SERVIMOS BEM PARA SERVIR SEMPRE"