Amados, hoje estou aqui por uma causa nobre: auxiliar a amigona na campanha pela doação de medula óssea.
Bom, a leucemia do tio da minha amigona [e também bloggeira! segueaê: http://jupitersroadmap.blogspot.com/] voltou e a única chance de salvá-lo é por meio do transplante de medula óssea.
Eita, transplante?? É, parece assustador pois associamos a palavra transplante à idéia de perder um órgão em benefício de outra pessoa, mas, no caso da doação de medula, a coisa é bem simples, tão simples que poderíamos chamar de compartilhamento.
Digo isso pois, de fato, não se perde nada [assim como quando doamos sangue, manja?], apenas será retirada uma pequena quatidade de células que serão transfundidas para o paciente, ou seja, tudo continua igualzinho!
Simples, né? Pois é! a dificuldade fica em encontrar o doador compatível. Daí a campanha:
"cadastre-se como Doador de Medula Óssea!"
Poucos sabem, mas o Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. E a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM UM MILHÃO.
Para ser um doador, você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e cadastrar-se em um dos Hemocentros de seu estado.
- No dia do cadastro será retirada uma pequena quantidade de sangue [10ml] - como em um exame laboratorial que estamos acostumados à fazer;
-Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade [HLA], que é um teste de laboratório para identificar sua genética. Após, seu tipo de HLA será incluído no cadastro;
- Caso você seja compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários e você será consultado para confirmar se deseja realizar a doação.
A doação [para o transplante] é um procedimento seguro, que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia e requer internação por um mínimo de 24 horas.
Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.
E o que significa este 'desconforto' perante a oportunidade de salvar uma vida, não é mesmo?!
Caso você tenha alguma dúvida, acesse o site do INCA [Instituto Nacional do Câncer] ou da AMEO [Associação da Medula Óssea] que são bem explicativos. Ou ligue para o hemocentro mais próximo.
Seguem alguns links:
Divulgue a hashtag #DoeMedula para alcançarmos o maior número de doadores possíveis!
Eu já fiz o meu cadastro e garanto: não dói nadica e leva menos de 30 minutos do seu tempo. Ah, e não é necessário se ausentar do happy hour no dia anterior.
[Turminha reunida por uma boa causa]
[Cartão do Doador - manter cadastro atualizado]
#DoeMedula
Créditos: